A Vinda de Cristo e a Igreja Local

 
Por Arnold Doolan

Fonte:

In Refrigério n.º 64
Publicado com autorização

 

I Ts. 4:13-17

Qual é o próximo item na agenda de Deus ? É a segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo. Mencionada 318 vezes no Novo Testamento, capítulos inteiros como Mat. 24, Lucas 21 e Marcos 13, livros inteiros, como 1.ª e 2.ª tessalonicenses têm como tema principal a Segunda Vinda, sendo o Apocalipse o Livro do futuro.
Qual foi a primeira verdade ensinada aos crentes nas Epístolas de Paulo ? I e II Tessalonicenses foram escritas em primeiro lugar e o tema é a Segunda Vinda. Notai o verso 16: "o mesmo Senhor", "o Senhor a Si Mesmo".

Alguns ensinam que a Segunda Vinda é quando um crente morre. Cristo vem até ele e leva-o para o céu. Outros dizem que é a "conversão". Outros ainda que é o Dia de Pentecostes, quando "Jesus veio na forma de Espírito Santo". A Bíblia diz: "O Senhor mesmo", corporal, visível.
Notai a realidade de reunião. O mundo nos dias de Paulo não tinha esperança de uma vida feliz depois da morte. O filósofo Sócrates tentou provar a vida depois da morte, mas poucos eram os que acreditaram nele. Os crentes estiveram preocupados em relação aos pais, avós, etc. que tinham morrido.
Onde estiveram ? Paulo responde às perguntas com cinco factos fundamentais.

1. REVELAÇÃO - Nós temos a verdade de Deus - v.13,15A.
Filósofos têm tentado penetrar além da cortina que separa a vida e a morte, têm lutado com o problema da imortalidade. Espiritistas têm tentado comunicar com os mortos. Cientistas ainda hoje investigam as experiências das pessoas que dizem já terem morrido e voltado a viver. Estudam o oculto, tentando resolver o problema da vida depois da morte.
Paulo resolveu o problema quando escreveu: "Dizemo-vos isto pela Palavra de Deus" (v.15). Não é preciso depender de especulação humana. Nós temos a revelação divina. O Senhor deu a Paulo esta revelação, fortalecendo-a com a revelação da ressurreição dos mortos (1Cor. 15:51-54). O que Paulo ensinou estava de acordo com o ensino de Jesus em João 5:24-29 e 11:21-27. Esta revelação é baseada no facto histórico da ressurreição de Cristo. Como Ele conquistou a morte, não é preciso ter medo do futuro. A autoridade da Palavra de Deus dá-nos todo o conforto e consolação.

2. REGRESSO (v. 14,15)
Paulo, nesta carta, apresenta a Segunda Vinda relacionada com a Igreja. No capítulo 1:9-10, é relacionado com a salvação e a conversão da idolatria e no capítulo 2:19-20, com o serviço. Finalmente, no cap. 4:11-13, com a santidade e a comunhão na Igreja Local.

3. RESSURREIÇÃO.
Os que morreram como crentes ressuscitarão, v.15 e 16. Quando Paulo pregou esta verdade (At 17:32), alguns escarneciam. Para os Gregos a ressurreição era uma loucura e impossível. Mas esta é uma Palavra de Deus e não dos homens. Notai que a ressurreição não é a reconstrução. Os nossos corpos antigos que voltam para o pó não serão reconstruídos. Paulo diz em 1Cor.15 que a ressurreição do corpo humano é como uma planta que cresce de uma semente. A flor não é a semente mas há uma continuidade de semente até à flor. Os crentes receberão um corpo glorificado, como o corpo glorificado de Cristo (1Cor.15:47,48). O cadáver é a semente plantada na terra, o corpo ressurgido é a "flor" que vem dessa semente.

4. O ARREBATAMENTO (v.17)
Os crentes vivos serão conduzidos sobre as nuvens ao encontro do Senhor (At 8:39, Jo. 6:15; At. 23:10. Será que o mundo descrente vai saber o que está a acontecer ? 1Cor. 15:52 diz-nos que isso acontecerá num abrir e fechar de olhos. Como o alarido, a voz e a trombeta têm a ver com os crentes, pelo que não há razão para crer que os descrentes os ouvirão. Milhões de pessoas desaparecerão instantaneamente, e poderemos imaginar a confusão e o caos posterior.

5. A REUNIÃO (v.17,18).
Os crentes estarão sempre com o Senhor. Temos andado com Cristo aqui na Terra, pela fé, mas no ar, quando Ele se manifestar, vamos vê-Lo como Ele é, e seremos semelhantes a Ele (1Jo. 3:2).
Será uma reunião gloriosa, e teremos corpos glorificados. Será uma reunião de avaliação, pois as nossas obras serão avaliadas e o nosso galardão apresentado (ou retido) no Tribunal de Cristo. Será uma reunião eterna, pois estaremos sempre com o Senhor, e também uma reunião com os nossos familiares (v.17) - "juntamente com eles". Serão conhecidos ? No Monte da Transfiguração os discípulos reconheceram Moisés e Elias (cfr.1 Cor. 13:12).
Paulo apresenta estes cinco factos fundamentais. O Senhor virá O Senhor virá outra vez, mas quando ? Diz-nos Mt 24:31 que "da hora ou do dia ninguém sabe, nem os anjos, nem o Filho, mas só Pai". Pensamos que a Sua Vinda é eminente, num futuro muito próximo.
Qual é a mensagem para a Igreja Local ? - Tito 2:12,13, Heb. 10:24,25 e Mt 24:44. "Estejam preparados (apercebidos), o Filho do Homem virá à hora que menos O esperam".
Romanos 13:11- "é já hora de despertarmos do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos". "Vigiai, porque não sabeis a que hora há de vir o Nosso Senhor" (Mt. 24:42).

TALVEZ HOJE !

VOLTAR...