|
Por variadas causas, ainda está por fazer a história (da maioria) das Igrejas locais em Portugal.
Na generalidade, não existem registos de membros, de actividades, de decisões, de princípios, porque na altura da sua génese, a lei não permitia a associação religiosa.
Por outro lado, existem poucos cristãos com conhecimentos técnicos para o tratamento histórico de todos os elementos existentes, embora já tenham sido movidos esforços para esse levantamento histórico.
Acresce que, muitos dos pioneiros já partiram para o Senhor e, pela idade avançada, é possível que brevemente não tenhamos entre nós nenhum dos obreiros que foram pioneiros no nosso país no testemunho e na abertura de trabalhos.
É pela história que compreendemos a origem e a razão de ser da nossa existência actual. É pela história que solidificamos os nossos princípios e podemos evitar a prática de erros praticados.
Nesta secção, pretendemos disponibilizar precisamente essa história.
Pedimos, por isso, a colaboração a todos os irmãos, em especial aos anciãos das Assembleias de Irmãos, no sentido de nos poderem fornecer todos os elementos históricos (ainda que considerem de menor relevo, a história é feita de todos os fragmentos - pequenos, grandes, bons e maus) que possuam e que estejam relacionados com a origem e trabalho de cada Assembleia local. A fonte será sempre citada.
Por outro lado, agradecemos que caso existam omissões ou informações incorrectas nos artigos aqui publicados, sejamos disso informados para que possamos proceder à devida correcção ou preenchimento das omissões. |
|