3.2. Congresso de Jovens no Norte

Fonte:

Vida Abundante 105, 106
Setembro/Outubro 1969

O primeiro Congresso foi realizado em 1966


Dois pregadores visitantes
na entrega da Palavra

Realizou-se no dia 5 de Junho (1969) pelas 10:30 no Centro Bíblico de Esmoriz, mais um (3º) Congresso de Jovens das Assembleias do Norte.

Como no ano anterior, tivemos a preciosa colaboração do missionário das Forças Armadas Britânicas - Ir. Frank Crofts - desta vez acompanhado pela sua dedicada esposa e uma outra senhora inglesa, e também dos nossos queridos irmãos da Galiza, Espanha.

Este Congresso foi dividido em três partes. Da parte da manhã e em reuniões separadas, apresentaram belas mensagens sobre Vários Perigos para as Meninas e Exercícios indispensáveis para um Bom Crescimento Cristão, a Irmã Crofts e o Ir. João Varandas, de Coimbra. Na segunda parte, ouvimos mais duas mensagens pelos Ir. Frank Crofts e Álvaro Bibiloni de Espanha sobre A Santificação do crente e Mais Que Vencedores. No final desta sessão foi servido um chá a todos os congressistas.

Na última parte ouvimos sobre o tão oportuno tema Abstende-vos dos desejos da carne - mensagem apresentada pelo jovem Virgílio Gomes, de Albergaria-a-Velha, e ainda Prossigo para o Alvo por Frank Crofts.

Convém ainda salientar a boa cooperação dos grupos corais de Espanha, Foz do Douro, Valadares e S. João da Madeira-Centro; do jovem Manuel, da Foz, que cantou dois belos hinos a solo, fazendo-se acompanhar pela sua viola; dos três réus - Nelson, de S. Mamede, Paulo, das Fontaínhas e Joaquim, de Valadares, que inesperadamente tiveram de se defender perante o "Tribunal" de Esmoriz; da boa representação de alguns jovens da área de Coimbra, na peça intitulada "O remédio eficaz para os nervos" e ainda do interesse e proveitoso diálogo entre o empreendedor deste Congresso - Ir. Doolan - e os jovens Fernando Pinheiro, Noémia Andrade, Daniel e Lídia Oliveira.

Apesar do calor que se fez sentir, o edifício superlotou-se. Mais uma vez foi manifesto o valor da juventude. Regozijamo-nos pelos vários grupos já organizados e por outros em formação. Que se intensifiquem mais encontros deste género, mesmo à escala regional, para bem das Assembleias e da Igreja em geral. Avante, pois, ó mocidade - Carlos Alves.