Guido Waldemar Oliveira

1902 - 1966

Fonte

Vida Abundante, Jul/Ago. 1966

"Temos porém este tesouro em vaso de barro para que a excelência do Poder seja de Deus, e não de nós"
(2Co. 4:7)

Como nos surpreendeu a notícia do passamento deste nosso querido irmão e amigo de tantos anos! Em plena actividade na Sua gloriosa obra, O Senhor levou-o para Si. Sempre trabalhando, sempre procurando servir o Seu povo de tantas e tão variadas maneiras, pela pregação, pela literatura, sempre zeloso pela pureza da doutrina bíblica em que baseava a sua fé. O querido Guido Waldemar Oliveira teve quatro grandes paixões na sua vida: a sua congregação de T. de Santa Catarina, o trabalho de impressão e difusão de boa literatura evangélica, o auxílio a jovens, centenas dos quais lhe chamavam o seu "tio Guido", e a Aliança Evangélica Portuguesa, da qual foi dedicado e zeloso Presidente durante 8 anos. O querido Guido era um vaso de barro, frágil, como todos nós, mas dentro dele havia esse "tesouro" da Graça do Senhor que manifesta o Seu poder no meio das nossas muitas fraquezas humanas. Louvado seja o Senhor pela maravilhosa obra da Sua graça na vida deste querido Amigo e Irmão - José Ilídio Freire.

Notas Biográficas

Guido Waldemar Oliveira (c) irmaos.net

Foi baptizado por imersão, pelo Sr. Carlos Albert Swan, em 17 de Agosto de 1921, quando tinha 19 anos de idade.

Quando o Sr. Swan partiu para o Senhor, em 30 de Novembro de 1934, a maior responsabilidade da direcção da Igreja Local (Santa Catarina, Lisboa), caiu sobre os seus ombros.

De 1931 até 1949, juntamente com José Ilídio Freire, organizou a Convenção do Carrascal, perto de Sintra. De 1932 até 1948 e com a aprovação do Sr. Swan, começou a dirigir em sua casa um pequeno Curso Bíblico semanal, no qual procurava ensinar a outros ainda mais jovens o que ia aprendendo e tantos, ainda hoje, se lembram desses ensinamentos com gratidão.

Em 1951, tomou a exclusiva responsabilidade do jornal Correio Evangélico dedicado e destinado inicialmente, aos funcionários das várias estações dos Correios e Telégrafos. De tal forma lhe entrou este trabalho no coração, que fez parte muito intimamente da sua vida e do seu trabalho para o Senhor.

Em 1940, começou em Lisboa, as reuniões mensais, gerais da juventude, entre as várias Igrejas e Assembleias Evangélicas. Dirigiu e organizou tais reuniões até 1948, depois que outros tomaram a seu cargo este trabalho.

Dedicou-se a vários trabalhos de literatura evangélica, publicados pelo Sr. A. Ingleby e em 1951, fez a correcção ortográfica e gramatical da tradução João Ferreira de Almeida da Bíblia Sagrada, a pedido da Sociedade Bíblica Britânica de Londres.

Foi chamado, com outros obreiros, a trabalhar na Direcção da Aliança Evangélica Portuguesa, em representação da qual esteve em 1950 na Conferência Internacional de Hildenborough (Inglaterra) e em 1952 na Holanda. Em 1961 esteve em Viena d'Áustria e em 1966 na Dinamarca. Depois de ter sido primeiro secretário, foi eleito nos últimos 8 anos para a sua presidência, na qual procurou servir, tão somente, toda a Obra Evangélica, no nosso País.

Foi em 1961 que, deixando todo o trabalho secular, dedicou-se somente ao trabalho do Senhor, pela fé.

A última pregação foi no domingo, dia 4, à noite, em Santa Catarina (Lisboa). Na reunião da manhã, tinha dado uma mensagem cheia de convicção e entusiasmo, sobre a próxima vinda do Senhor. Faleceu no dia 6 de Junho (de 1966) às 13:40, com 64 anos de idade. - Flora Cardoso Oliveira.

Textos da autoria de Guido Waldemar Oliveira