Origem da Igreja

 
Por William McDonald

Fonte:

Cristo Amou a Igreja
Trad. Viriato D. Sobral (1961)

 
Muitos homens diferem entre si acerca de quando principiou a Igreja. Alguns crêem que a Assembleia ou Igreja é a continuação ou a renovação do Israel do Velho Testamento. Outros asseveram que a Igreja não existia no Velho Testamento, mas que principiou na nova Dispensação. Vejamos o que as Escrituras dizem a este respeito:

1.º- Em Efésios 3 : 4-5, Paulo fala da Igreja como um "mistério" que noutros tempos não fora revelado aos homens, como agora tinha sido aos seus santos apóstolos e profetas pelo Espírito. E ainda no verso 9 demonstra que a Igreja é um "mistério" que desde o principio do mundo esteve oculto em Deus. (Ver também Col. 1:26; Rom. 16:25-26). A Igreja era pois um segredo de Deus durante tempos do Velho Testamento. e nunca foi revelado antes do aparecimento dos apóstolos e profetas do Testamento.

2.º - Em Mateus 16: 18, o Senhor Jesus disse: "Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja".Por outras palavras, a Igreja ainda estava para se revelar quando o Senhor proferiu estas palavras.

3º - E ainda em Efésios 4 : 8-11 Paulo frisa que é Cristo ressuscitado e assunto ao Céu, que dá dons a Igreja. Isto prova que, para admitir que a Igreja existiu antes da Sua ressurreição, temos de admitir que lhe faltavam dons para sua edificação. Nós cremos que é possível, não somente provar que a Igreja principiou na nova Dispensação, mas também que ela principiou no Dia de Pentecostes.

    1º - O corpo de Cristo (Sua Igreja) foi formado pelo baptismo do Espírito-Santo (1 Cor. 12:13). Será possível sabermos quando se realizou o baptismo do Espírito-Santo?

    2º - No livro dos Actos 1: 5, O Senhor Jesus, antes da Sua ascensão, prometeu aos apóstolos: "Sereis baptizados com o Espírito-Santo, não muito depois destes dias".

    3º - No Dia de Pentecostes "foram todos cheios do Espírito-Santo, e começaram a falar noutras línguas" (Actos 2: 4).

    4º - No cap. 5:11 verificamos que a Igreja já existia, porque lemos: "e houve grande temor em toda a Igreja.

São factos que, bem considerados, nos levam a crer que o nascimento da Igreja foi no Dia de Pentecostes.

VOLTAR...