3.1. CENTRO BÍBLICO DE ESMORIZ

Fonte:

Vida Abundante

Uma entrevista a Arnold Doolan, no início deste trabalho


O CBE em 1968

In Vida Abundante, 91/92
Julho/Agosto 1968

 

Tendo ouvido várias vezes, já, de um belo edifício que alguns irmãos estavam a edificar em Esmoriz, numa manhã agitada, no Porto, qual jornalista e obreiro da província, procuramos um dos responsáveis, Ir. Arnold Doolan, que nos ouviu e respondeu com prazer.

Sr. Doolan, como surgiu a ideia de edificar este pavilhão ?
Surgiu há três anos quando vários irmãos sentiram a necessidade de um Centro Bíblico para preparo da nossa juventude, e mesmo dos anciãos, e outras actividades.

Quem deu andamento ao plano desta audaz edificação ?
Um dia em conversa entre três irmãos - Ir. Viriato Sobral, Afred Poland e eu, tivemos a inspiração desta obra.

Têm uma ideia sobre a designação desta casa ?
Provisoriamente tem-se tornado conhecida por Centro Bíblico de Esmoriz e para outros como Edifício dos Acampamentos.

Pode dizer-nos como foi suprido o pagamento ?
Um Irmão, Sr. Joaquim P. de Oliveira, conseguiu um bom terreno a preço económico. Contactamos então com um arquitecto do Porto, que tem ao seu cuidado a planificação de uma zona residencial e turística em Esmoriz, e ele desenhou o prédio de acordo com esse plano, sem qualquer encargo. Quando iniciamos não tínhamos qualquer fundo, não fizemos pedidos, mas o Senhor mandou tudo quanto está pago, por meio de irmãos e igrejas de fora, que tiveram conhecimento desta obra. É inspirador referir que vários grupos de senhoras de várias assembleias estão a preparar arranjos para concluir a casa, como cortinas, cobertas de cama, etc.

Foi providencial. Esse Sr. Arquitecto é crente ?
Não é. Mas ele disse que tem feito tais serviços de graça para outras entidades e que também fazia para nós com prazer.

Podia dar-nos uma descrição do Pavilhão ?
No r/c tem um auditório para 500 lugares, cozinha ampla, apartamento para a família dos hospedeiros, páteo amplo para recreio e reuniões livres e um amplo refeitório.O 1º andar consiste de 8 dormitórios com capacidade para 120 camas individuais, podendo dobrar com camas de beliche, e duas amplas casas de banho com cabinas, lavatórios e sentinas.

Quem orienta este Centro ?
Uma comissão provisória de quatro irmãos, srs. Viriato Sobral, Francisco S. Mateus, Alfred Poland e eu, e que poderá vir a ser ampliada.

Quais serão especificamente as actividades a realizar ?
Principalmente acampamentos. Depois, conferências, convenções, retiros, e tenho pessoalmente a ideia de se realizar uma Escola Bíblica.

Podia dizer-nos se tem ideia de que carácter seria essa Escola ?
Uma Escola para treino de obreiros, em princípio, não permanente, mas para os fins de semana.

Uma vez que tivemos esta conversa, podia dizer-nos como surgiu a ideia de o Irmão vir para Portugal e deixar a sua terra natal ?
Recebi a chamada do Senhor quando trabalhava no Canadá, numa fábrica de tractores, dirigindo especialmente a secção de fiscalização contra acidentes no trabalho na fábrica e na produção. Mas sou natural de Blackburn, Lanceshire, Inglaterra, da província da Raínha D. Leonor de Lencastre ! Peço para dar as minhas saudações aos Irmãos e pedir as suas orações para esta obra.