|
![]() |
|
|
1. Nas primeiras décadas do século XIX surgiu um movimento do Espírito de Deus em várias localidades - Dublin (Irlanda), Londres e Plymouth (Inglaterra) e outras no continente europeu. No começo, as pessoas envolvidas neste movimento desconheciam-se mutuamente e, por algum tempo, não houve qualquer contacto entre os vários grupos.
2. Em Dublin, cerca de 1825, um grupo de crentes começou a preocupar-se com a condição espiritual da Igreja reformada na Irlanda. No castelo da condessa Powescourt, homens das diversas denominações, então existentes, iniciaram reuniões mensais para estudos bíblicos. No início, eles encontravam-se apenas para o estudo das Sagradas Escrituras e para a oração. Até então os participantes permaneciam em suas respectivas igrejas de origem. O cenário que existia e que estes cristãos pretendiam combater era que "muitos ministros ocupavam cargos duplos na igreja para ganhar mais salários. Em face disso, muita gente se recusava a dar o dízimo... para as igrejas que sustentavam os ministros. Nessa ocasião, 'cristãos dissidentes' (batistas, metodistas etc.) tornaram-se amargamente divididos. Eles atacavam os católicos romanos, anglicanos e dirigiam sua mais cáustica linguagem uns aos outros".
A maior parte dos cristãos piedosos de Plymouth eram ministros ordenados em várias denominações. Tendo estudado a Palavra de Deus, recuperaram o ensino de muitas verdades divinas que há muito haviam sido soterradas sob o acumular de tradições eclesiásticas e de superstições.
|
|