Recursos

«Hinos e Cânticos»

Entre os mais antigos hinários em língua portuguesa, Hinos e Cânticos ocupa o segundo lugar.

A sua primeira edição, produzida por Richard Holden (1828-1886) veio a lume em 1876 com o nome Hinos e Cânticos Espirituais. Era uma pequena colectânea de 46 números, na forma de 38 hinos e 8 cânticos espirituais.

A aprovação de Deus a esse humilde começo foi plenamente sentida e, em 1879, surgiu a segunda edição, já com 72 hinos e 14 cânticos espirituais.

Stuart Edmund McNair (1867-1959) juntamente com George Howes (1873-1945) assumiram a responsabilidade de continuar a obra iniciada por R. Holden, e publicaram, em 1898, a 3ª edição, revista e consideravelmente aumentada, pois continha 205 hinos, já mais ou menos agrupados em três secções: Evangelização, Experiência cristã e Adoração.

A partir dali as edições foram-se sucedendo, em cada uma das quais os talentosos compiladores incluíam novos cânticos e multiplicavam correcções visando o aperfeiçoamento do texto.

Já na sétima edição, publicada em 1931, além de belíssimos hinos de Holden, Mc Nair e Wright, entre outros, também os excelentes hinos de William Anglin (1882-1965) vieram enriquecer a colecção. Ele deu a sua valiosa cooperação, e1m 1939, a qual coincidiu com an nona edição de palavras. Dali em diante ele teve uma participação cada vez mais activa na vida do hinário até à sua partida para a presença de Deus.

Outros servos de Deus têm cooperado cordialmente com Hinos e Cânticos no decorrer dos anos. José Ilídio Freire deu boa assistência a Mc Nair e Howes em revisões anteriores, e desde a 6ª edição contribuiu para a colecção com vários hinos e coros da sua lavra.

Assumiram também responsabilidade por esta obra, Albert Clayton e Albert Henry Storrie, sendo este último também autor de vários hinos que constam desta colectânea de canções cristãs. Ambos já estão com o Senhor. Posteriormente, Kenneth Jones foi também escolhido para participar deste trabalho. A comissão proprietária e redactora, a partir de 1970, passou a contar também com a participação de Ricardo David Jones, James Dickie Crawford e Luiz Soares. Em 1976, a referida Comissão fundou a Associação Cristã Editora (no Brasil), que assumiu os direitos de Hinos e Cânticos, tendo em vista um melhor amparo legal.

Em Portugal, a Livraria Esperança faz imprimir e distribuir as edições de Hinos e Cânticos das quais a ACE (Brasil) é legal responsável.