A palavra Bíblia vem do grego, através do latim, e significa: o livro.
A Bíblia já foi traduzida por mais de 1500 línguas e dialectos.
No ano de 1227, Stephen Langton dividiu a Bíblia em capítulos, que foram divididos em versículos no ano de 1550, por Robert Stevens.
A Bíblia inteira foi escrita num período que abrange mais de 1600 anos. É uma obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: desde agricultores, pastores, pescadores, profetas, médicos, juízes e reis.
O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com excepção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico. O Novo Testamento foi escrito em grego.
A Bíblia contém 66 livros; o Antigo Testamento é composto por 39 livros e o Novo Testamento por 27 livros. O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Job. Crê-se que foi escrito por Moisés, quando esteve no deserto.
A Bíblia contém 1189 capítulos e 31102 versículos.
O primeiro Salmo encontra-se em II Samuel 1:19-27, escrito por Davi em memória de Saul e seu filho Jónatas.
O Salmo 119 é o mais longo da Bíblia e é um acróstico. Os 176 versículos acham-se divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico.
O último livro da Bíblia a ser escrito foi a 3.ª Espítola de S.João, embora no cânone bíblico, o último livro da Bíblia é o Apocalipse (ou Revelação).
O livro de Isaías assemelha-se a uma pequena Bíblia: contém 66 capítulos; os primeiros 39 falam da história passada, e os 27 restantes apresentam promessas do futuro.
Todos os versos do Salmo 136 terminam com o mesmo estribilho: "Porque a Sua misericórdia dura para sempre."
Ester 8:9 é o maior versículo da Bíblia.
O capítulo mais curto da Bíblia é o Salmo 117.
O Salmo 118 é o capítulo que está no centro da Bíblia. Há 594 capítulos antes e depois do Salmo 118.
O versículo que se encontra no centro da Bíblia está em Salmo 118:8 e é do seguinte teor: "É melhor confiar em Deus do que confiar no homem". |